A Música na Infância
28/03 – 25/04 e 23/05/2020
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20/03
⚠⚠⚠ A T E N Ç Ã O ⚠⚠⚠
✨Os encontros presenciais do Curso de VIVÊNCIA MUSICAL PARA EDUCADORES precisarão ser adiados, enquanto isso, estamos nos organizando para dusponibilizar, para os inscritos, conteúdos teóricos e análise de atividades realizadas nas aulas da professora Roberta Forte, em plataforma EAD.
Ainda dá tempo para se inscrever e obter o conteúdo inédito e, assim que possível, marcaremos novas datas para os encontros presenciais.
CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O FORMULÁRIO E FAZER SUA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/PLHMrpr1RShNnFvg9
Público Alvo: educadores musicais, arte educadores e interessados. Não é necessário conhecimento teórico musical.
SOBRE O CURSO
A Vivência Musical para Educadores é um curso direcionado para professores, monitores e interessados, que necessitam trabalhar a música de forma interdisciplinar ou curricular como parte do ensino de artes.
Propõe vivências lúdicas, criativas, discussões a respeito do conteúdo a ser tratado em educação musical, assim como formas de abordagens lúdicas e criativas, a partir de jogos e experiências sonoras musicais. O curso também pretende auxiliar na organização de planejamento de aulas musicalizadoras para Educação Infantil e Fundamental I.
Composto por seis módulos de 3 horas cada um, o curso se realizará em três encontros, um por mês, seguindo o seguinte cronograma:
Música Corporal na Infância
Fruto das pesquisas desenvolvidas por Fernando Barba (percussão corporal) e Stenio Mendes (música espontânea), a Música Corporal foi inicialmente difundida pelo grupo Barbatuques, e tem por objetivo sensibilizar a escuta e trabalhar as habilidades e cognições para o desenvolvimento e aprendizado musical por intermédio do corpo, o que inclui sons corporais percutidos e sons vocais. Seguindo a metodologia de Barba e Mendes, as atividades são desenvolvidas por meio de jogos de habilidade e de criação.
Construção de instrumentos
O entendimento dos sons e das fontes sonoras passa pela manipulação de objetos cotidianos e suas transformações. Assim como os materiais, os sons também são plásticos: variam na duração, no volume, altura e intensidade. Entender como as mudanças sonoras se processam nos materiais e suas transformações, traz à consciência o fazer musical e os modos de interpretação. Portanto, construir instrumentos é uma forma de entender o som, de como organizá-lo e transformá-lo em música.
Práticas vocais e instrumentais na infância
Segundo Delalande, a voz e os instrumentos musicais devem ser tratados como corpos sonoros a serem explorados para o despertar da criança para a música. Seguindo esse princípio, a oficina propõe jogos e brincadeiras onde a criança poderá explorar as sonoridades de forma individual e coletiva, descobrindo sua maneira de organizar os sons para compor a própria música.
Caminhada Ecosonora
O contato com a natureza nos leva a um outro lugar da escuta e distinção sonora, muda o foco das atenções e desperta outros modos de apreensão sonora. Embasada nos princípios do compositor e educador musical Raymond Murray Schafer, que apresenta o conceito de soundscapes (paisagem sonora), a oficina tem por objetivo a análise e conscientização a respeito da ecologia acústica, ou seja, a relação do homem com o som e os impactos dessa relação tanto no ambiente quanto no indivíduo. Durante a caminhada serão propostos exercícios de escuta, interação sonora, criação e improvisação sobre o ambiente sonoro encontrado.
Construção da escrita musical
A grafia dos sons foi construída a partir do entendimento das propriedades sonoras. Muitas grafias foram inventadas para se chegar à que hoje utilizamos e que é entendida no mundo todo como linguagem universal da música ocidental. Assim como na alfabetização, a escrita deve ser construída a partir dos seus significados e posteriormente pelos seus simbolismos. A oficina propõe a criação de escritas não convencionais como processo de construção, inventadas para simbolizar sons e suas organizações, assim como discussões a respeito de suas interpretações e transposições para a escrita tradicional.
CRONOGRAMA
28/03/2020
Das 09 hs às 9hs30min – acolhimento
Das 9hs30min às 12hs 30min – Jogos e Brincadeiras Sonoras e Musicais
Das 12hs 30min às 14hs – almoço
Das 14hs às 17hs – Música Corporal na Infância
25/04/2020
Das 09 hs às 9hs30min – acolhimento
Das 9hs30min às 2hs 30min – Construção de Instrumentos
Das 12hs 30min às 14hs – almoço
Das 14hs às 17hs – Práticas Instrumentais na Infância
23/05/2020
Das 09 hs às 9hs30min – acolhimento
Das 9hs30min às 12hs 30min – Caminhada Ecosonora
Das 12hs 30min às 14hs – almoço
Das 14hs às 17hs – Construção da Leitura Musical
Das 17hs – Entrega de Certificados
LOCAL: ESPAÇO ÍNDIGO ARTE Rua Boa Vontade, 75 – Centro Bragança Paulista – SP
INVESTIMENTO: Por oficina ________________R$ 100,00 Por encontro_______________R$ 200,00 Curso inteiro_______________R$ 540,00 (à vista) _______________R$ 580,00 (parcelado em 2X) -
Primeira parcela no ato da inscrição, segunda parcela no dia do curso
Vagas limitadas até 30 participantes.
Quórum mínimo de 15 participantes por oficina
MAIS INFORMAÇÕES: contato@robertaforte.com.br
APOIO: REALIZAÇÃO: