VIVÊNCIA MUSICAL PARA EDUCADORES: a música na infância

A Música na Infância

28/03 – 25/04  e 23/05/2020

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20/03

⚠⚠⚠ A T E N Ç Ã O ⚠⚠⚠

✨Os encontros presenciais do Curso de VIVÊNCIA MUSICAL PARA EDUCADORES precisarão ser adiados, enquanto isso, estamos nos organizando para dusponibilizar, para os inscritos, conteúdos teóricos e análise de atividades realizadas nas aulas da professora Roberta Forte, em plataforma EAD.
Ainda dá tempo para se inscrever e obter o conteúdo inédito e, assim que possível, marcaremos novas datas para os encontros presenciais.

 

 

CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR O FORMULÁRIO E FAZER SUA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/PLHMrpr1RShNnFvg9

 

Público Alvo:  educadores musicais, arte educadores e interessados. Não é necessário conhecimento teórico musical.

 

SOBRE O CURSO

A Vivência Musical para Educadores é um curso direcionado para professores, monitores e interessados, que necessitam trabalhar a música de forma interdisciplinar ou curricular como parte do ensino de artes.

Propõe vivências lúdicas, criativas, discussões a respeito do conteúdo a ser tratado em educação musical, assim como formas de abordagens lúdicas e criativas, a partir de jogos e experiências sonoras musicais. O curso também pretende auxiliar na organização de planejamento de aulas musicalizadoras para Educação Infantil e Fundamental I.

Composto por seis módulos de 3 horas cada um, o curso se realizará em três encontros, um por mês, seguindo o seguinte cronograma:

 

Música Corporal na Infância

Fruto das pesquisas desenvolvidas por Fernando Barba (percussão corporal) e Stenio Mendes (música espontânea), a Música Corporal foi inicialmente difundida pelo grupo Barbatuques, e tem por objetivo sensibilizar a escuta e trabalhar as habilidades e cognições para o desenvolvimento e aprendizado musical por intermédio do corpo, o que inclui sons corporais percutidos e sons vocais. Seguindo a metodologia de Barba e Mendes, as atividades são desenvolvidas por meio de jogos de habilidade e de criação.

 

Construção de instrumentos

O entendimento dos sons e das fontes sonoras passa pela manipulação de objetos cotidianos e suas transformações. Assim como os materiais, os sons também são plásticos: variam na duração, no volume, altura e intensidade. Entender como as mudanças sonoras se processam nos materiais e suas transformações, traz à consciência o fazer musical e os modos de interpretação. Portanto, construir instrumentos é uma forma de entender o som, de como organizá-lo e transformá-lo em música.

 

Práticas vocais e instrumentais na infância

Segundo Delalande, a voz e os instrumentos musicais devem ser tratados como corpos sonoros a serem explorados para o despertar da criança para a música. Seguindo esse princípio, a oficina propõe jogos e brincadeiras onde a criança poderá explorar as sonoridades de forma individual e coletiva, descobrindo sua maneira de organizar os sons para compor a própria música.

 

Caminhada Ecosonora

O contato com a natureza nos leva a um outro lugar da escuta e distinção sonora, muda o foco das atenções e desperta outros modos de apreensão sonora. Embasada nos princípios do compositor e educador musical Raymond Murray Schafer, que apresenta o conceito de   soundscapes (paisagem sonora), a oficina tem por objetivo a análise e conscientização a respeito da ecologia acústica, ou seja, a relação do homem com o som e os impactos dessa relação tanto no ambiente quanto no indivíduo. Durante a caminhada serão propostos exercícios de escuta, interação sonora, criação e improvisação sobre o ambiente sonoro encontrado.

 

Construção da escrita musical

A grafia dos sons foi construída a partir do entendimento das propriedades sonoras. Muitas grafias foram inventadas para se chegar à que hoje utilizamos e que é entendida no mundo todo como linguagem universal da música ocidental. Assim como na alfabetização, a escrita deve ser construída a partir dos seus significados e posteriormente pelos seus simbolismos. A oficina propõe a criação de escritas não convencionais como processo de construção, inventadas para simbolizar sons e suas organizações, assim como discussões a respeito de suas interpretações e transposições para a escrita tradicional.

 

CRONOGRAMA

28/03/2020

Das 09 hs às 9hs30min – acolhimento

Das 9hs30min às 12hs 30min – Jogos e Brincadeiras Sonoras e Musicais

Das 12hs 30min às 14hs – almoço

Das 14hs às 17hs – Música Corporal na Infância

 

25/04/2020

Das 09 hs às 9hs30min – acolhimento

Das 9hs30min às 2hs 30min –  Construção de Instrumentos

Das 12hs 30min às 14hs – almoço

Das 14hs às 17hs – Práticas Instrumentais na Infância

 

23/05/2020

Das 09 hs às 9hs30min – acolhimento

Das 9hs30min às 12hs 30min – Caminhada Ecosonora

Das 12hs 30min às 14hs – almoço

Das 14hs às 17hs – Construção da Leitura Musical

Das 17hs – Entrega de Certificados

 

LOCAL:
ESPAÇO ÍNDIGO ARTE
Rua Boa Vontade, 75 – Centro
Bragança Paulista – SP 

 

INVESTIMENTO:
Por oficina ________________R$ 100,00
Por encontro_______________R$ 200,00
Curso inteiro_______________R$ 540,00 (à vista)
                    _______________R$ 580,00 (parcelado em 2X) -

Primeira parcela no ato da inscrição, segunda parcela no dia do curso

 

Vagas limitadas até 30 participantes.

Quórum mínimo de 15 participantes por oficina

 

MAIS INFORMAÇÕES: contato@robertaforte.com.br

 

APOIO:                                           REALIZAÇÃO:

indigo logo            Logotipo-Roberta