CORO CÊNICO PERCUSSIVO

11251267_10203243150037999_7889903406600676585_n9

(de 5 a 16 anos)

Foto-04Fruto da pesquisa em Educação Musical Básica dentro das escolas e de projetos sócio-culturais, o Coral Cênico Percussivo propõe o estudo da música por meio do canto coral, da percussão corporal e  de objetos sonoros do cotidiano, integrados ao movimento e à interpretação cênica. Em se tratando de uma educação básica, o curso também prepara os alunos para a iniciação teatral, ativando o corpo, estimulando a auto confiança e a desinibição, trabalhando a dicção, impostação de voz e interpretação de textos por meio de canções.

Iniciado em Atibaia (2009) em parceria com Instituto de Arte e Cultura Garatuja, a primeira turma do Coral Percussivo gravou o CD Criandanças. Ao término do projeto, na época patrocinado pelo Prêmio Cultura Viva – Pontos de Cultura,  crianças e pais manifestaram o desejo de dar continuidade às atividades. Atualmente, em parceria com a ATA- Associação Teatral de Atibaia, fundou-se o grupo CantaKitoca que estreou, em julho deste ano, uma adaptação livre do musical Os Saltimbancos.  

DSCF3050Foto-08DSC01073 b

Hoje, o Coral Cênico Percussivo oferece aulas  nos seguintes horários:

de 5 a 11 anos
Toda quinta feira
das 18:15 hs às 19:15hs

de 12 a 16 anos
Toda quinta feira
das 19:30 hs às 21:30hs

Local das aulas/ensaios: TEATRO DO LAGO (ANTIGO BALNEÁRIO DE ATIBAIA) – ATA – ASSOCIAÇÃO TEATRAL DE ATIBAIA

As aulas de coral cênico percussivo estimulam o contato com o corpo, a capacidade de memorização, a assimilação corporal do ritmo e da criação musical espontânea, a expressividade, a convivência, a criação e a produção em grupo.

Nas oficinas/ensaios, são abordados os seguintes conteúdos:

  • Desenvolvimento psicomotor:  movimentos naturais e coordenados por meio de brincadeiras e jogos sonoros e musicais
  • Desenvolvimento auditivo: sensibilização sonora, reconhecimento das propriedades sonoras, fontes e reprodução sonora e apreciação musical
  • Desenvolvimento rítmico: percepção e reprodução rítmica, pulsações, subdivisões e estilos rítmicos.
  • Exploração da voz: respiração, técnicas vocais e corporais.
  • Estímulo da criatividade musical, improvisações e expressividade corporal
  • Repertório: arranjos, execução e criação de textos.