SOBRE

Roberta Forte é educadora musical, regente, compositora, preparadora vocal, diretora musical e sonoplasta. Mestra em Educação Musical pela UNESP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marisa Fonterrada, graduada em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM  – São Paulo). Estudou violão com Enzo Bertelli, Renata Montanari e Laura Campanér, canto popular com Thelma Chan e lírico com Mariucha Lorenção, além de Música Corporal com André Hosoi, Fernando Barba e Stênio Mendes.

Em sua docência, transita musicalmente pelo teatro, dança e literatura, interagindo e por vezes integrando essas artes, vivenciando e desenvolvendo pesquisas. A maior parte de sua produção é dedicada ao público infantil, juvenil e à educação, por meio de projetos, composições, cursos, gravações e shows. Coordenou projetos socioculturais nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Atua como capacitadora musical para educadores de rede pública e privada, realiza palestras, oficinas, cursos e consultorias relacionadas à educação musical. Participa do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical (UNESP), no qual realiza pesquisas a respeito de práticas criativas na educação musical. É regente e idealizadora dos Coros Cênicos Percussivos CantaKitoca (Atibaia) e Balaio de Moça (Franco da Rocha/Atibaia) projeto que desenvolve desde 2009.

Participou, como consultora pedagógica, da elaboração do PNLD 2023 pela Editora FTD, com a coleção Bons Amigos, aprovado 100% pelo MEC.

É idealizadora do grupo Pinta Som – Música para Crianças e integrante da Orquestra do Corpo coordenada por Stenio Mendes e Fernando Barba (em memória) e, também, desenvolvedora do projeto Ateliê Cênico Musical: música, teatro e expressão corporal na primeira infância, em parceria com atriz e arte-educadora Giu Rocha