A Oficina de Música Corporal Módulo 1 propicia ao
participante a iniciação na linguagem musical do corpo. As
principais linhas da metodologia Barbatuques de Percussão
Corporal serão abordadas e vivenciadas por meio de um
vocabulário básico de sons, técnicas, jogos de criação e
improvisações.
Constarão do Módulo 1: - Aprendizado de sons corporais básicos: tipos de
palmas, batida das mãos no peito, estalos de dedo, percussão
das mãos nos lábios e rosto, percussão vocal, batidas dos
pés além de texturas sonoras.
- Exercícios de exploração do andar sonoro.
- Exercícios básicos de coordenação psico-motora integrando
pés, mãos e voz a partir da sensação e interiorização do
pulso, percepção do tempo e contra-tempo
- Técnicas de peito/estalo/palma e de pés/mãos através da
prática de ritmos básicos (gerados a partir de subdivisões
binárias, ternárias e quaternárias).
- Jogos musicais e corporais que trabalham a atenção,
memorização e a comunicação
- Prática de improvisações que desenvolvem o senso de
criação individual, improvisação, escuta e de integração
sonora do indivíduo no coletivo
Pré requisitos: Idade mínima de 14 anos. Data: 21 e 22 de Setembro de 2013 Duração:
12 horas
Dia 21
de Setembro (Sábado)
INÍCIO
TÉRMINO
ATIVIDADE
10
horas
13
horas
Oficina 1ª parte
13
horas
14:30
horas
Almoço
14:30
horas
17:30
horas
Oficina 2ª parte
Dia 22
de Setembro (Domingo)
INÍCIO
TÉRMINO
ATIVIDADE
10
horas
13
horas
Oficina 1ª parte
13
horas
14:30
horas
Almoço
14:30
horas
17:30
horas
Oficina 2ª parte
17:30
horas
18
horas
Entrega Certificados
Número de Participantes: Mínimo: 25 participantes - Máximo:
40 participantes
Sugestão de traje: calça confortável, calçado
confortável e que produza som (evitar salto alto, tênis ou
botas são os mais apropriados)
Local: Colégio AZ Bilingue - Rodovia Alkindar
Monteiro Junqueira, km 50,5 - Campo Novo - Bragança Paulista
- SP
Compositor, formado pela UNICAMP, fundador e diretor
musical do Grupo Barbatuques, Fernando Barbosa
(Barba) pesquisa a sonoridades e a música corporal
desde 1996. Desenvolveu a metodologia de ensino
musical através do corpo, onde aborda timbres,
rítmica, dinâmicas, regência, improvisos e
composição coletiva.
Suas aulas são práticas e envolventes, onde, mesmo
os iniciantes se sentem capazes de criar e explorar
o próprio estilo musical.
Sua pesquisa e metodologia, hoje conhecida pelo
mundo, ultrapassou a barreira das artes, sendo
utilizada no teatro, na dança e principalmente nas
escolas como ponto de partida para iniciação e
desenvolvimento musical.